terça-feira, 18 de novembro de 2014

Por que a gente é assim? - 02


     Dias atrás vi na tevê a estória de dois irmãos cegos que cantam sertanejo e queriam conhecer um desses novos sertanejos famosos. O que me chocou na matéria foi a hipocrisia do apresentador.

     Ele disse que os dois estavam no programa pelo talento, por cantarem bem. (Detalhe: eles não são famosos; acho que nem vivem de música). E qualquer pessoa com um pouquinho de inteligência sabe que foi a DEFICIÊNCIA dos dois que proporcionou “esse bônus”. (Sem falar nas vezes que a deficiência dos dois foi comentada pelo apresentador hipócrita). Há muitos cantores não famosos tão talentosos ou mais, e não vão aparecer no programa dele por NÃO serem deficientes!

     Tenho me perguntado tanto “por que a gente é assim?”.

     As pessoas tem que aprender a tratar os outros e se tratar com naturalidade, independente de uma deficiência qualquer. Somos humanos. Todos! Nenhuma deficiência pode mudar isso. Não é preciso ficar puxando o saco, presenteando; fingindo que não sentem pena da deficiência ou pior: usando-a por um pouco de ibope.

                                               ***

     Ante ontem assisti a estória de um deficiente visual que participou de uma prova que poucos conseguem: Correr uma maratona no deserto.

     Na entrevista ele deixou bem claro que fez isso para provar que era capaz. Sinto alegria por ele conseguir, mas ao mesmo tempo, acho isso desnecessário. NÃO TEM QUE PROVAR NADA PARA NINGUÉM. Nem mesmo para si mesmo. Participar de uma MEGA PROVA FÍSICA não desfaz a deficiência. (Teve que correr amarrado a uma guia. Ocupou uma pessoa apenas para fazer a função dos OLHOS DELE).

     Sei que sou um cara careta, que tenho conceitos bem diferentes da maioria, mas vamos ser justos: Deficiência não diminui ninguém. São as ações.

     Mesmo que essa mulher tenha feito isso por amor, por amizade, ou pelo dinheiro, ela poderia estar fazendo outra coisa. Quem sabe se não perdeu algum acontecimento importante de algum familiar? E o cara continua cego depois de tudo.

                                                  ***


     Pior é quando algum deficiente comete a hipocrisia de dizer “Hoje eu sou mais feliz do que antes do acidente”, (Como já vi um famoso na tevê dizer) quando o máximo que deveria dizer era “apesar de tudo, hoje eu consigo viver bem, e me sinto feliz”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário