domingo, 21 de dezembro de 2014

Porque idolatrar?


     Ontem um brasileiro ganhou um campeonato mundial de surf, e como é costume, virou o novo queridinho, o novo ídolo. Teve até um comentário na tevê sobre “termos perdido a copa do mundo em casa e aí o cara sai e conquista um título desses” - como se isso fosse mudar a vida de alguém não ligado a ele.

     Eu nunca entendi porque as pessoas sentem essa necessidade de idolatrar outras. Desde adolescente, quando comecei a curtir o som que algumas bandas faziam, nunca aceitei essa ideia de idolatrar alguém. Para mim sempre foi o trabalho do cara. Seja música, arte, ou esporte, é só um trabalho.

     Lembro que há poucos meses um conhecido meu que é fã do Cazuza começou a falar demais, e aí eu disse as verdades que ele precisava ouvir: 
   “O Cazuza era criativo, mas nem era a melhor voz da época dele, muito menos um exemplo de pessoa. Se você se informasse um pouco, ia ver que ele desrespeitava a lei, a família,os amigos, os fãs. E essa estória atual de que ele foi um herói assumindo que tava com AIDS é mentira. Ele tentou esconder o máximo que pode, quando não tinha mais como esconder, ele revelou. Como pessoa ele era um belo exemplo do que não se deve ser, isso sim!” A mãe dele é uma pessoa que poderia ser idolatrada. 
(Obs.: eu curto o trabalho do cara, até toco algumas músicas, mas não entendo como tanta gente idolatra pessoas que não são corretas). 

     Afinal, porque idolatram pessoas que pela lógica, não deveriam ser idolatradas? (E geralmente idolatram pessoas que estão ganhando muito dinheiro, sem perceber que eles mesmos estão pagando a conta, quando vão para um show, ou jogo, ou compram um produto).

   Se pensar um pouco, quem foi mais importante para a sua vida:
- Sua professora de português ou o cantor daquela banda que você gosta há tanto tempo?
- O motorista do ônibus que te leva e te traz, ou seu ídolo do esporte?
- O médico que lhe atendeu quando você adoeceu, ou aquele(a) artista?

   Pense bem, quem é mais importante para a sua vida, o gari que recolhe o lixo ou : Neymar, Roberto Carlos, Ayrton Senna, Pelé, Silvio Santos , ou algum outro artista ou atleta?  

    Porque idolatrar pessoas que cobram muito por um serviço dispensável em vez de escolher alguém que realmente faz um serviço essencial para maioria das pessoas, não só por alguns poucos?

     Sei que sou careta, sou chato, mas não tenho ídolos. Gosto do trabalho que algumas pessoas fazem, mas não acho que isso fazem delas melhor (nem pior) que outras pessoas.


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário