sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

história 009 - Bob e os deliciosos chocolatitos.

 Bob
E os deliciosos chocolatitos. 
                                                                             Neto Sanville 

(Da série histórias infantis)


Era uma vez um mundo chamado Insetolândia onde os habitantes eram insetos inteligentes. Eles viviam como gente, conversavam entre si, usavam roupas, tinham meios de transportes, casas e edifícios, comidas, músicas e esportes. Eles até dançavam e faziam bolhas de sabão. E aviõezinhos de papel.

*** 

Bob era o único filho da borboleta Babi. Ele tinha seis anos e gostava muito de brincar de bolinha de gude. A sua mãe e o seu pai trabalhavam o dia inteiro, e por isso Bob passava o dia com a sua tia e madrinha Bruna, a borboleta irmã de seu pai e da borboleta Bárbara.

Bruna estava para se casar, e iria morar longe quando isso acontecesse. E passou três meses e ela se casou. Três dias depois do casamento ela foi se despedir do sobrinho e afilhado, que agora ficaria com a avó, a borboleta Bernadete enquanto os seus pais estivessem trabalhando.

Bruna abraçou Bob e lhe deu um presente, que ele logo abriu e viu que era uma caixa com mais de duas dúzias de chocolatitos, que era o doce que ele mais gostava. A sua tia disse:
- Meu querido, eu vou passar alguns dias sem lhe ver, por isso, cada dia você come um desses doces e se lembre que eu o amo muito.
- Sim madrinha!
- Não vá comer tudo de uma vez, pode lhe dá dor de barriga! Não quero que você fique doente. Me promete que vai fazer isso? Eu posso confiar em você?
- Sim, pode sim.

Pouco depois ela foi embora. Era um sábado à tarde e ele estava com os pais em casa. Comeu um chocolatito e guardou os outros. E passou uns vinte minutos e Bernardo, o seu amiguinho chegou e foram brincar de bolinha de gude. Passou mais um tempo e eles foram desenhar no quarto de Bob. Bernardo viu a caixa de chocolatitos e disse:
- Nossa, como tem muito chocolatitos. Eu adoro chocolatitos! Me dá um?
- Não. A minha madrinha me deu para eu comer um todo dia.
- Ah, então tá. A minha madrinha só me dá roupas. Ela diz que doces estraga os dentes!
- Seu bobo, é só escovar!
- Eu escovo, mas ela só me dá roupas mesmo assim. Também, se eu ganhasse uma caixa de chocolatitos, eu comia tudo num dia só.
- Mas dá dor de barriga!
- Quem disse? No meu aniversário do ano passado eu comi muitos doces e a minha mãe me disse que eu ia ficar com dor de barriga, mas eu nem fiquei. Só que eu não quis almoçar no outro dia, aí ela me disse que nunca mais ia deixar eu comer muito doces.
- A minha avó também diz que se comer doce não tem fome para almoçar!
- Então, deve ser por isso que elas inventaram essa história que comer muitos doces dá dor de barriga!
- É, deve ser.

E ficaram conversando e desenhando. À noite, quando já estava em sua cama para dormir, Bob sentiu vontade de comer um chocolatito. Se levantou, foi até onde estava a caixa, pegou um, desembrulhou e comeu. Como era gostoso. Queria mais. Lembrou que tinha dito a tia e madrinha que comeria só um por dia para não ficar com dor de barriga, mas se fosse mentira mesmo, se não ficasse com dor de barriga? Ela estava longe e não ia saber, então comeu mais um. E mais outro. E continuou comendo até que de repente os chocolatitos se acabaram. Mais de duas dúzias de papéis coloridos e brilhosos estavam aos seus pés. Ele ficou preocupado e pensou que a mãe dele não podia ver aquilo, pois contaria para a madrinha dele, então recolheu todos os papéis que antes embrulhavam os chocolatitos e colocou na caixa que estava vazia. E se deitou para dormir.

Tinha se passado algumas horas e ele teve um sonho ruim, uma bruxa de orelhas pontudas e com uma enorme verruga no nariz voava em sua vassoura de palha o perseguindo para transformá-lo numa pedra, como castigo por ele ter quebrado a promessa que tinha feito a sua madrinha.
Bob acordou com muita dor de barriga, e com muito frio, e começou a chorar. Logo a sua mãe e seu pai chegaram ao seu quarto, e sua mãe disse:
- Borbonaldo, o nosso filho está com muita febre!
- Mas, o que será que ele tem? Estava vendendo saúde antes de se deitar! Será que pegou uma friagem?
- Não sei, temos que levá-lo ao médico!
- À essa hora da noite? Não temos um antitérmico aí?
- Borbonaldo, ele está chorando de dor, pode ser algo grave, uma apendicite, uma infecção! Filho, o que você comeu quando brincava com o seu amiguinho?
- Eu não comi nada.
- Você lavou as mãos antes de jantar?
- Lavei, eu juro!
- Ai meu Deus do céu! Filho, tem certeza que não comeu nada de diferente à tarde ou a noite?

Bob ficou com medo dela brigar com ele, por isso não contou que tinha comido todos os chocolatitos que estavam na caixa. E a dor na barriga só aumentava, e de repente ele começou a vomitar. A mãe ficou mais desesperada ainda e o pai dele chamou logo um táxi. E foram para o hospital. Bob chorava dizendo que não queria tomar injeção, e que não queria morrer.
Depois de ser atendido pelo médico, de tomar um remédio que era muito amargo; ele ficou em repouso, com os pais ao seu lado. E passou mais de uma hora e o céu estava ficando claro. O médico veio falar com os pais dele:
- Eu já posso afirmar com certeza o que fez o seu filho adoecer. Ele não devia ter comido tanto chocolate!

Depois que o médico saiu do quarto, a mãe dele falou:
- Meu filho, porque você comeu todos os chocolatitos de uma vez? Você tinha prometido a sua madrinha que não ia fazer isso. Ela confiou em você. Nós confiamos em você. Por que fez isso?
- Mãe, é que eles são tão gostosos!
- Eu sei que são, filho, mas eu não tinha dito que comer muito doce de uma vez só dá dor de barriga? Quando eu ou o seu pai, ou a sua madrinha, ou a sua avó dizemos alguma coisa, é para o seu bem!
- Eu sei, me desculpa!
- E por que você não me contou que tinha comido os chocolatitos todos quando eu perguntei se você tinha comido alguma coisa diferente?
- Eu fiquei com medo da senhora contar a minha madrinha! Eu vou ficar de castigo?
- Não, meu filho, acho que toda dor de barriga já foi um castigo. Acho que da próxima vez você vai se lembrar e não vai mais comer muito doce. Me promete isso?
- Tá, eu prometo.

No outro dia o Bernardo foi visitá-lo e ele disse:
- Você estava enganado, Bernardo... comer muito doce dá dor de barriga sim!
- Se você tivesse dividido comigo, não teria comido muito.
- Ainda assim, você está errado.

Passou um mês e meio e a madrinha veio visitá-lo e trouxe um presente. Ele abriu todo feliz, mas ficou sério e disse:
- Uma camisa?
- É, meu querido, eu soube que você ficou muito doente comendo os doces que eu lhe dei, por isso, a partir de hoje, só lhe darei roupas. Mas olha só, tem o desenho daquele super herói que você gosta! Agora me dê um abraço que eu tenho que voltar para a minha casa.


Ela foi embora e Bob ficou pensando que nunca mais ia ganhar doces da madrinha, só porque não cumpriu a promessa e comeu os chocolatitos todos de uma só vez.

                                                   Fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário