quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

O que tenho lido? - 01

     Bem, isso é uma análise do meu gosto pessoal sobre livros que li recentemente. Vou julgar os livros que li em 2014. (Com exceção do último – Los Angeles- que terminei de ler dois dias antes do fim do ano, não lembro as datas exatas dos outros, mas lembro a ordem).

Ah, minha tabela de notas:
S- Muito bom, que sorte ter comprado (ganhado, pego emprestado - se for o caso) esse livro!
E- Que estória legal.
X- Hum, acho que não vou indicar esse livro a ninguém...
O - Poxa, será que a livraria aceita devolução? 



·         Los Angeles – Marian Keyes

Um romance bem parecido com o que gosto de escrever: Pessoas normais passando por situações variadas, com direito a pitadas de DRAMA e SUSPENSE, um pouco de COMÉDIA e uma luta pessoal em busca de sua felicidade pessoal. Gostei, mas achei que poderia ter sido contada em menos páginas.
Minha nota pessoal: E.


·         O pianista – Wladyslaw Szpilman
O livro conta uma estória real, e eu já tinha assistido o filme. Claro que o livro me chocou mais que o filme, descreve bem a crueldade humana. No entanto tive a mesma sensação de quando assisti o filme, achei que alguns dos acontecimentos são meio inacreditáveis, como se houvesse um pouco de exagero, mas vai saber. Vai ver eu gosto mais de estórias fantasiosas com finais realmente felizes. Li em três dias no começo de dezembro e me senti meio mal de ler de novo sobre uma guerra, mesmo que fosse a estória de um sobrevivente.
Minha nota pessoal: E.


·         Cidades de papel – John Green
Na verdade, quando fui comprar um livro em setembro, escolhi esse por ser do mesmo autor de “A culpa é das estrelas”. (Gosto muito de romances entre pessoas humanas, sem super poderes). Gostei da estória, gostei das várias doses de suspense, até mesmo o final da estória, achei que foi o que deveria acontecer... O único porém, é que eu achei que os personagens variavam demais, tinha horas que agiam como se tivessem dez anos de idade e outras como se fossem adultos. Na verdade achei os personagens mais bobos do que os de Malhação. Achei um pouco mais fraco que “A culpa é das estrelas”, mas gostei da estória.
Minha nota pessoal: E.


·         O Lado Bom da Vida – Matthew Quick
Me surpreendeu. Acho que se fosse para eu escolher o gênero desse livro, eu teria problemas: Eu acho que é um romance, mas tem tantos momentos de comédia e um pouco de suspense... Gostei muito. Fiquei bem satisfeito. (Leiam!)
Minha nota pessoal: S.


·         Cidade de Vidro – Cassandra Clare
O terceiro livro da série (que venho acompanhando, já li os outros dois). Muita ficção, muita fantasia como eu esperava (afinal são estórias sobre pessoas com “poderes mágicos, anjos e demônios, etc). Achei que fechou bem a estória e ainda deixou um bom enredo para continuações.
Minha nota pessoal: S.


·         Esse Homo – Nietzsche
Bem, é tipo A biografia do Nietzsche, já tinha lido artigos sobre ele, críticas... (Prá falar a verdade, só não parei de ler antes do meio do livro por que eu tava numa fase ruim desde junho e em agosto não tinha dinheiro nem para comprar um livro em promoção, então vasculhei os livros do meu irmão e achei este). Para um cara que se considerava “o mais inteligente do mundo, eu o achei muito machista, preconceituoso e meio louco(de uma forma bem parecida, me identifiquei com a personalidade dele quanto aos conflitos pessoais de se sociabilizar. Mas, considerando o país e o tempo em que ele viveu...).
Minha nota pessoal: X.


·         A Culpa É das Estrelas – John Green
Quando comprei o livro, esperava um romance entre adolescentes, naquela fase onde tudo ganha um ar de exagero... Mas não é nada disso. Me emocionei muito. Deixei escapar uma risada algumas vezes, e algumas lágrimas três ou quatro vezes. Não tenho certeza, mas acho que foi em maio que li esse livro, e o que me emocionou muito foi que tinha perdido uma grande amiga em setembro passado vítima de câncer. (Fiquei triste agora). Vi algumas críticas negativas sobre o livro antes de ler, mas eu gostei. Acho bem escrito, uma estória criativa, incrível. (Leiam!)
Minha nota pessoal: S.


·         Chocolate Traição – Isabel Tarcha

Vi esse livro na casa da minha irmã mais velha. Peguei emprestado por que tinha ouvido falar dele antes. Na verdade achei MEIO engraçado. Esperava mais. Não que seja ruim, mas não é dos melhores que li. (Acho que o li em março).
Minha nota pessoal: X.


·         Silêncio (hush, Hush)) – Becca Fitzpatrick
O terceiro livro de outra série sobre uma adolescente que se apaixona por um cara com super poderes (anjos e demônios, etc). Na verdade, desde o segundo livro eu estava começando a achar que a estória poderia ter sido contada em menos páginas. Eu esperava um pouco mais, achei tudo muito óbvio, e pra ser sincero, não gostei do fim. Espera algo mais conclusivo. Me senti como se não houvesse mais motivos para ter continuidade, e mesmo assim a autora decidiu que deveria deixar a estória em aberto. (Acho que foi no começo de fevereiro que o li).
Minha nota pessoal: E.


Obs.: A partir de agora, vou escrever sobre cada livro assim que o terminar de ler.


Nenhum comentário:

Postar um comentário