terça-feira, 1 de setembro de 2015

Meu primeiro livro impresso.

      Parece que faz um tempão que eu comecei a correr atrás de publicar um livro, e às vezes parece que foi semana passada.

.
      8 foi o terceiro livro que escrevi no meu computador. Estava com a história na minha mente desde o fim de 2013, mas estava terminando de revisar o enrendo do meu segundo (Doze Dias Sem Ver O Sol) - para ver se achava algum erro de continuidade - e só comecei a escrevê-lo no começo de 2014. Parei quando não ia nem na metade, estava com uma banda e passei a gastar meu tempo livre com ela. Depois de um outono maravilhoso, entrei no meu inferno astral e tive o pior inverno de que me lembro. Um pouco antes de começar a primavera decidi me organizar, já tinha desistido da banda e foi quando comecei a sentir vontade de escrever de novo. Tinha dois livros terminados, e alguns começados. A Rainha Infeliz deveria ter sido meu segundo livro finalizado, mas apesar de já ter um final para a história, sempre a abandono para começar outra. Decidi finalizá-la. A história é dividida em três partes, e eu tinha um pouco de cada parte. Depois de finalizar a primeira - que sei que será a menor e ficou com 49 páginas formato A4 - tive várias inspirações para contos menores e para uma ampliação do meu primeiro livro escrito (Finalmente O Amor), que eu não tentei publicá-lo porque o achava pequeno. Escrevi outro conto(Anão Sim Senhor) com outro personagem que fazia parte do "Finalmente O Amor" e decidi que serão três contos no livro intitulado "Histórias Do Circo Alegria", o terceiro seria "A falsa Cigana" que escreveria depois). 
      Era fim de setembro e eu já estava com a mente limpa, sem estresse nem sentimento de arrependimento pelas coisas que deixei para trás, e tive vontade de finalizar o livro 8. Foram quase todas as minhas horas livres dos dois meses seguinte, e já estava se aproximando o fim do ano.
      Tinha criado este Blog e decidido que lançaria um livro em 2015, nem que fosse totalmente por minha conta.
No começo de dois mil e quinze eu estava diagramando o livro para publicá-lo na AGBook ou Amazon, quando soube do Catarse (financiamento coletivo) e fiz um projeto lá (que não deu em nada, pois não soube divulgar). Só que eu achava a história muito legal, então no começo de fevereiro mandei para duas editoras - mas não estava tão confiante que alguma delas se interessaria - e me surpreendi quando no começo de março recebi proposta das duas. Escolhi a Chiado Editora e depois disso, tudo foi muito novo para mim.
      Achei que a parte mais difícil era escrever um livro, mas não, publicá-lo se mostrou mais complicado do que eu achava. Ingenuamente, eu achava que enviaria o texto e tudo seria por conta da Editora. Abri os olhos e comecei a pesquisar sobre os esforços de novos autores, e me deparei com uma realidade que eu nem imaginava: todo mês algum autor lança seu livro. Por mais que a editora o divulgue, não é suficiente, são muitos lançamentos. O Novo Autor terá que trabalhar muito para divulgá-lo, para que o seu livro não fique esquecido em algum depósito.

      A previsão é que meu livro seja lançado em setembro, mas já fiz um sorteio de cinco exemplares para amigos do Skoob. É o meu primeiro passo da etapa de divulgação.

      Voltando um pouco no tempo, em abril eu descobri os concursos literários. (Para você ver como eu estava por fora do mundo da literatura). Resolvi participar de dois que dão prêmios em dinheiro, mas a intenção é receber ao menos uma Menção Honrosa - o que ajudará a me divulgar como escritor - e para isso, terminei dois livros que estavam bem adiantados - o que me ocupou muito em abril, maio e junho (não vou citar o títulos deles, pois não sei se me trará problemas já que o resultado dos concursos ainda não foram apurados. Assim, fiquei com quatro livros finalizados.           Tinha pensado em parar com a escrita por um tempo, voltar a curtir a natureza, mas no começo de julho, "A Falsa Cigana" começou a perturbar meus pensamentos e eu decidi escrever. Foi muito rápido, eu estava com pouco trabalho e terminei no fim de julho mesmo - falta só revisar para ver se não há erros de continuidade, mas posso dizer que agora tenho cinco livros finalizados. (Até fico sem saber qual será o próximo a ser publicado, caso os resultados com o livro 8 sejam bons).
      
      E de repente, os meus super heróis e os seus ardilosos inimigos começaram a invadir os meus pensamentos, implorando para vir à realidade. Eu tinha criado um universo onde algumas pessoas ganhavam poderes e até tinha escrito alguns episódios e começado a desenhá-los uns dez / oito anos atrás, sei lá... O fato é que eu comecei a relembrar as histórias e... Minha primeira trilogia! Sim, decidi escrever uma trilogia. E já escrevi 130 páginas do primeiro volume até agora, e estou gostando muito do resultado. Espero terminar o primeiro volume em outubro desse ano.

2 comentários:

  1. Oi , tudo bem? Eu sou a filha do Mauricio Vieira,ai de Maceió . eu li o livro e cara que fantástico, sua ideia é maravilhosa ,amei demais o livro e espero que tenha uma continuação ou algo assim,parabéns pelo talento ,você vai longe hein!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Mariana.
      Se você tiver perfil no skoob, comenta lá ou em qualquer rede social, vai ajudar muito na divulgação. Comenta com amigos na escola.
      Não tenho planos de fazer uma continuação, mas deixei alguns pontos na história que dar para fazer. Talvez um dia.
      Já tenho mais quatro livros finalizados, e estou escrevendo minha primeira trilogia. Sem falar em alguns contos que postarei aqui no blog.
      Vou me esforçar para divulgar esse, e tentar publicar mais um no próximo ano, que em 2017 quero lançar o primeiro volume da trilogia.
      Um abraço.

      Excluir