quinta-feira, 18 de junho de 2015

Resumo dos últimos meses.

Esse começo de ano foi muito louco! Na verdade, a loucura começou no final do ano passado, quando decidi que esse ano lançaria o meu primeiro livro, nem que fosse de uma forma independente.
No começo do ano descobri o Catarse (site de ajuda coletiva) e a loucura só aumentou, mergulhei com tudo, criei um projeto para publicar meu livro 8 (o terceiro que escrevi, na verdade), pois o primeiro tinha poucas páginas e o segundo eu ainda esperava resposta de uma editora (só que ele já tinha sido aprovado por outra, mas cobraram quase cinco mil para cobrir alguns gastos, e eu não pude aceitar a proposta).
 Pois bem, criei o projeto, e mesmo assim, decidi enviar o texto “8” para duas editoras. Achava que se tivesse resposta seria em três meses mais ou menos, e me surpreendi com a resposta das duas em três semanas, e as duas queriam publicá-lo. Só que a mesma questão: eu não tinha dinheiro para cobrir uma parte dos gastos. Recusei as duas propostas e a Chiado Editora me fez uma nova proposta que depois de conversar com familiares, resolvi aceitar. Só que o meu projeto tinha sido aprovado pelo Catarse também.
Alguns familiares tinham prometido me ajudar doando para que o projeto despertasse a atenção de outros doadores e eu conseguisse atingir a meta. Só que a proposta da editora era muito melhor do que as condições do meu projeto, onde mesmo que eu conseguisse a grana para publicar os livros, teria que investir ainda mais para divulgá-los e distribuir. Meu familiares me convenceram a desistir do projeto (pois se doassem, o dinheiro ficaria dois meses parados) e ajudaram com o pagamento para ajuda dos custos de publicação. Assim, o meu projeto no Catarse não recebeu nenhuma doação nos primeiros dias.  Alguns amigos também reclamaram que para doar tinham que criar um cadastro e outros disseram que pelo celular não conseguiam acessar o link do projeto que enviei para eles. Assim, o meu projeto foi um fracasso. Acho que os estranhos que acessaram devem ter pensado que não tenho nem amigos nem parentes para ter doado alguma coisa. Só que não! Foi graças alguns parentes e amigos que o meu livro será publicado, pois eu estou desempregado ainda, trabalhando em casa e só agora estou colocando as contas em dia.
Então, publicar um livro se mostrou mais difícil do que eu pensava. (Como eu era ingênuo, achei que era só assinar o contrato e enviar o texto). Tem muita burocracia. O primeiro pagamento ficou retido no banco por quase um mês, por causa da receita federal, e acabei cancelando e pagando pelo correio. Com isso já foi um mês de atraso – talvez até o meu livro já estivesse em minhas mãos hoje – e teve outras questões também, documentação, aprovação da diagramação e capa... enfim, só no começo dessa semana o livro foi enviado para a gráfica, e o que importa é que em breve será publicado e estará em alguns sites e livrarias. Depois informo melhor aqui, e colocarei a foto da capa.
Esse texto é só um desabafo, meio para explicar porque eu não tinha postado mais nada aqui no blog.

E também nem divulguei o blog ainda! Já era para ter muitos visitantes. É que com essa história do primeiro livro impresso ser publicado e participar de um concurso literário, fiquei realmente sem tempo. Vou tentar organizar as coisas a partir da próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário